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Acessibilidade

Prática de tornar os produtos digitais utilizáveis por pessoas com diferentes habilidades e necessidades, incluindo aqueles com deficiências, seja visual, auditiva, física ou outras. A utilização do UX Writing é essencial para tornar os conteúdos mais acessíveis, através da utilização de linguagem simples, descrições e formatação adequada do conteúdo.

Affordance

Affordance é a qualidade de um elemento que sugere ou facilita sua função, indicando ao usuário como ele deve ser usado. No design, uma boa affordance faz com que um botão, link ou interface seja intuitivamente compreendido, reduzindo a necessidade de instruções explícitas e melhorando a usabilidade. Por exemplo: ícone de carrinho num site de comércio eletrônico.

Ágil

Em vez de apostar tudo em um grande lançamento, uma equipe ágil entrega o trabalho em pequenos incrementos, mas consumíveis. É baseado em avaliação contínua para que as equipes possam responder às mudanças rapidamente. Isso permite que as equipes entreguem valor com mais rapidez e qualidade.

Algoritmo

Um algoritmo é um conjunto de instruções ou regras que orientam a execução de uma tarefa ou a resolução de um problema. No contexto de inteligência artificial e aprendizado de máquina, os algoritmos são usados para processar dados, extrair padrões e realizar previsões. Eles podem ser simples, como algoritmos de busca em listas, ou mais complexos, como redes neurais, que envolvem milhões de operações matemáticas para realizar tarefas como a classificação de imagens.

Alt Text

Alt Text é a descrição dos elementos visuais da imagem e permite uma boa leitura pelos navegadores. Deve ser claro e objetivo. Se for uma foto de pessoas na praia, por exemplo, o Alt Text pode ser: “Pessoas na praia”. O Alt Text é importante na estratégia de SEO e na acessibilidade do conteúdo, pois são lidos pelos softwares utilizados por pessoas com deficiência visual.

Análise Heurística

É um levantamento de erros. Consiste em avaliar uma interface para determinar se obedece a princípios pré-determinados – as heurísticas. As heurísticas mais conhecidas são as dez de Jakob Nielsen, desenvolvidas em 1990. No Content Design existe a Análise Heurística de Conteúdo.

Anéis de Sinônimos

Grupos de palavras ou expressões que possuem significados semelhantes (são sinônimos) ou relacionados entre si. Esses anéis são usados para ampliar a busca de informações (Recuperação da Informação), incluindo termos equivalentes, aumentando a abrangência e resultado da pesquisa.

API

API, ou Interface de Programação de Aplicações, é um conjunto de regras e definições que permite que diferentes sistemas, softwares ou plataformas “conversem” entre si, facilitando a troca de dados e o acesso a funcionalidades específicas de um serviço ou aplicação. Em termos práticos, uma API atua como uma “ponte” entre sistemas distintos, permitindo que desenvolvedores integrem recursos de um sistema a outro de forma segura e eficiente, sem que precisem conhecer o código-fonte de cada um.

As APIs são essenciais em contextos digitais, como aplicativos móveis, sites e chatbots, pois possibilitam, por exemplo, que um aplicativo exiba um mapa de localização (usando a API de um serviço de mapas) ou que um chatbot busque informações de uma base de dados externa em tempo real para responder a perguntas dos usuários. Ao usar APIs, empresas e desenvolvedores podem criar produtos mais integrados, ampliando funcionalidades e melhorando a experiência das pessoas usuárias ao conectar recursos de plataformas diferentes.

Aprendizado de Máquina (Machine Learning)

O aprendizado de máquina é um subcampo da inteligência artificial que permite que sistemas ou algoritmos aprendam a partir de dados. Ao invés de serem explicitamente programados para realizar uma tarefa, os modelos de aprendizado de máquina são treinados com dados, ajustando-se para melhorar o desempenho em previsões ou classificações à medida que recebem mais exemplos. Isso permite que eles se adaptem a novos padrões e façam previsões mais precisas ao longo do tempo, sendo amplamente utilizado em áreas como reconhecimento de voz, recomendação de produtos e análise preditiva.

Leia também Machine Learning

Arquitetura da Informação

A arquitetura da informação é responsável por organizar todos os elementos de uma interface digital, aplicativo e softwares, para privilegiar a experiência do usuário e facilitar a sua navegação no conteúdo que deseja encontrar. Possui quatro tarefas básicas: Listar e hierarquizar as seções do seu site; Nomear cada seção; Criar o mapa do site; Desenhar a “planta baixa” (wireframe) do ambiente digital.

Leia no blog:

Arquitetura de informação: da caixinha ao contexto

Assistente Virtual

Um assistente virtual é um tipo de chatbot desenvolvido para interagir com as pessoas de maneira mais personalizada e avançada, atuando como um “assistente digital”. Esse assistente pode responder perguntas, executar tarefas específicas, fornecer suporte e até aprender com interações para melhorar a experiência das pessoas usuárias. Com inteligência artificial e processamento de linguagem natural (NLP), ele compreende e responde a consultas, ajudando a resolver problemas de forma eficiente e em tempo real.

B

Banco de dados

Um banco de dados é uma coleção organizada de informações usadas para armazenar, manipular e recuperar dados de forma eficiente. Essencial em sistemas digitais como sites, aplicativos e chatbots, ele guarda dados importantes, como informações de usuários, conteúdos e registros de interações. Estruturado em diferentes formatos, como tabelas (bancos relacionais) ou documentos (NoSQL), o banco de dados facilita o acesso e a consulta dos dados, contribuindo para uma experiência mais rápida e personalizada para as pessoas usuárias.

BANI

Britle, Anxious, Non-linear, Incomprensible. Diz-se sobre os tempos atuais.

Base de Conhecimento

Uma Base de Conhecimento é um repositório estruturado de informações, documentações e recursos organizados para facilitar o acesso e o entendimento dos usuários ou funcionários sobre um serviço, produto ou tema específico. Comumente encontrada em sites, aplicativos e plataformas digitais, a base de conhecimento inclui artigos, FAQs, tutoriais e guias passo a passo que ajudam a pessoa usuária a resolver dúvidas ou problemas de forma autônoma.

Em um chatbot, a base de conhecimento pode ser usada para responder automaticamente a perguntas comuns ou direcionar as pessoas usuárias para as informações certas. Em aplicativos e plataformas, uma base de conhecimento eficaz reduz a necessidade de suporte direto, melhora a experiência da pessoa usuária. Essa ferramenta é essencial para garantir um suporte contínuo e acessível, além de fornecer atualizações e boas práticas para o uso de produtos e serviços.

C

Campo de formulário

As caixas ou áreas de entrada de um formulário que permitem aos usuários digitar ou selecionar uma resposta à solicitação de dados de um aplicativo. Os exemplos comuns são campos de texto, para nomes e endereço, seletores de data, campos de validação de dados do cartão de crédito.

Card Sorting

É um método de pesquisa do usuário que pede aos usuários que organizem as informações em grupos que façam sentido para eles. Você usa pedaços de papel, cartões ou uma ferramenta online de classificação de cartões para fazer isso.

Categorias

Categorias são divisões amplas dentro de uma estrutura de taxonomia que agrupam conteúdos relacionados. Elas ajudam a criar uma visão geral do que está disponível em um site ou sistema, funcionando como “prateleiras” que organizam informações de forma lógica e acessível.

Cenário em UX (Experiência do Usuário)

Em UX, um cenário é uma narrativa detalhada que descreve como um usuário interage com um produto ou serviço em determinadas circunstâncias. Ele ajuda a compreender as necessidades, motivações e desafios dos usuários, fornecendo uma visão clara do contexto de uso. Essa abordagem é crucial para o design centrado no usuário, antecipando e abordando eficazmente as necessidades do usuário.

Chatbot

Um programa de software que pode conduzir uma conversa baseada em texto com um cliente, respondendo a perguntas, recebendo instruções, resolvendo problemas de suporte e assim por diante. Alguns chatbots são baseados em modelos gramaticais específicos do que o designer espera que o cliente diga em qualquer ponto de uma conversa modelada. Outros chatbots usam uma técnica de programação chamada processamento de linguagem natural (um tipo de inteligência artificial ou “IA”) que é treinada para entender o que os clientes realmente escrevem. Outros são uma combinação das duas abordagens. Muitos chatbots combinam texto com botões e outros elementos da interface do usuário para fornecer atalhos visuais tocáveis ​​para escrever texto.

Ciclo de Vida do Documento

O Ciclo de Vida do Documento descreve todas as etapas pelas quais um documento passa desde a sua criação até o descarte ou arquivamento permanente. Essas etapas incluem a produção ou captura, classificação, armazenamento, acesso, revisão, distribuição e, eventualmente, a eliminação ou preservação. Gerenciar esse ciclo adequadamente garante eficiência, conformidade regulatória e redução de custos.

Classificação

Classificação é o processo de organizar informações ou objetos em grupos, de acordo com características comuns. No contexto digital, é usada para estruturar conteúdos, facilitar a navegação e tornar a busca mais eficiente. Um sistema de classificação bem projetado ajuda as pessoas usuárias a localizar informações de forma intuitiva e rápida.

Classificação Documental

A Classificação Documental é o processo de organizar documentos em categorias ou classes com base em características comuns, como finalidade, tipo de conteúdo ou função no negócio. Essa estruturação facilita a localização e o uso dos documentos, além de ser essencial para a aplicação de políticas de retenção e descarte. Sistemas de classificação podem ser baseados em taxonomias predefinidas ou em estruturas adaptáveis às necessidades da organização.

Classificação em IA – Inteligência Artificial

A classificação é uma técnica de aprendizado supervisionado usada para categorizar dados em grupos ou classes. Por exemplo, um modelo de classificação pode ser treinado para distinguir entre emails de spam e não spam, ou para identificar o gênero de uma imagem. O modelo aprende a partir de exemplos rotulados (dados já classificados) e usa esse conhecimento para classificar novos dados.

Click Triggers

Click Triggers são mensagens curtas escritas próximas ao CTA no formato de botão que auxiliam no aumento da conversão. Para serem efetivos, os Click Triggers devem adicionar valor ao CTA, lembrando as vantagens que a pessoa terá ao clicar. Eles também podem ser utilizados para eliminar qualquer preocupação que a pessoa ainda possa ter em relação ao serviço ou produto.

Cognição

Habilidade para sintetizar diversos tipos de informação e construir modelos mentais para aplicação do conhecimento.

Content Ops

Habilidade para sintetizar diversos tipos de informação e construir modelos mentais para aplicação do conhecimento.

Content Strategy

Termo em inglês para Estratégia de Conteúdo

Content Style Guide

O Content Style Guide (também chamado de Guia de Redação e Estilo ou simplesmente Guia de Estilo) é um documento que define as diretrizes e regras para a criação e apresentação de conteúdo de uma marca ou produto. Ele busca garantir consistência e clareza na comunicação, estabelecendo normas para aspectos como tom de voz, linguagem, vocabulário, formatação, pontuação e outros elementos de estilo. Um guia de estilo pode incluir instruções sobre como tratar a linguagem inclusiva, como usar termos específicos relacionados ao produto ou serviço, e até mesmo orientações sobre como escrever para diferentes plataformas ou audiências. Ele é essencial para assegurar que todos os textos e materiais produzidos pela equipe de comunicação ou de UX Writing estejam alinhados com a identidade da marca e ofereçam uma experiência coesa para a pessoa usuária. Além disso, ele pode ajudar a melhorar a usabilidade e a acessibilidade, promovendo um conteúdo mais claro e eficiente para o público.

Conteúdo Evergreen

Conteúdo Evergreen é um material que mantém sua relevância e utilidade ao longo do tempo, independentemente de tendências ou sazonalidade. Exemplos incluem guias e tutoriais. Esse tipo de conteúdo é valioso para atrair tráfego orgânico consistente e fortalecer a presença online de uma marca.

Contexto de Uso

O contexto de uso diz respeito as condições em que um produto ou serviço será utilizado, incluindo dispositivos, ambiente e necessidades do usuário.

Controle de Vocabulário

Controle de vocabulário consiste na padronização de termos usados em um sistema. Ele garante que sinônimos, variações ortográficas e termos relacionados sejam organizados de forma lógica, reduzindo ambiguidades e melhorando a experiência da pessoa usuária.

Copywriting

Copywriting é uma técnica de escrita focada em persuadir, engajar ou motivar as pessoas a realizar uma ação específica, como comprar um produto, assinar um serviço ou clicar em um link. No contexto digital, o copywriting utiliza estratégias de linguagem e gatilhos emocionais para atrair e converter o público, sendo essencial em campanhas de marketing, páginas de vendas e comunicações publicitárias. Profissionais de copywriting fazem parte das equipes de marketing e comunicação das empresas.

CPC (Cost Per Click)

O CPC é uma métrica que indica o custo que um anunciante paga cada vez que uma pessoa usuária clica em um anúncio. Ele é amplamente utilizado em campanhas de SEM e publicidade digital para medir a eficiência e o orçamento necessário para atrair tráfego qualificado.

CTA – Call to Action

O CTA é um elemento fundamental na interface de um ambiente digital que tem como objetivo incentivar as pessoas usuárias a realizar uma ação específica. Ele pode ser em diferentes formatos como um link escrito em azul e sublinhado, um botão ou um banner. Em comum, os CTAs são elementos clicáveis que permitem com que as pessoas naveguem numa interface.

Curadoria de Conteúdo

Curadoria de Conteúdo é o processo de seleção, organização e apresentação de conteúdo relevante e de qualidade para um público específico. A curadoria de conteúdo envolve filtrar informações, atualizar regularmente as fontes e criar experiências significativas ao reunir materiais que atendem às necessidades e interesses das pessoas usuárias. Esse processo é fundamental para garantir que as pessoas usuárias encontrem facilmente informações úteis, relevantes e bem organizadas.

D

Dados

São códigos que constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada. Os dados representam um ou mais significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento.

Design centrado no usuário

O design centrado no usuário é um processo de design iterativo no qual os designers se concentram nos usuários e em suas necessidades em cada fase do processo de design. O design é baseado na compreensão de usuários, tarefas e ambientes.

Design conversacional

O design de conversação é uma abordagem ao design de interação do usuário que se inspira em como as pessoas interagem umas com as outras ao seguir as regras comumente compreendidas de conversação cooperativa.

Design de conteúdo

O design de conteúdo é a arte de mostrar o conteúdo certo para o usuário certo no momento certo. Envolve organizar as informações corretas em um layout ou qualquer formato estruturado de forma que as informações mais importantes e necessárias sejam mais proeminentes e fluam em uma progressão lógica para os usuários, também conhecido como Arquitetura de Interface.

Design responsivo

Design responsivo, também chamado de responsividade, é uma técnica de design que adapta o layout e o conteúdo de uma página para diferentes tamanhos de tela e dispositivos, garantindo uma experiência de usuário consistente em desktops, tablets e smartphones.

Design System

É um conjunto de componentes reutilizáveis, padronizados para determinado produto, site ou sistema web. Unifica vários padrões de design (visual e conteúdo).

Design Thinking

Design Thinking é uma abordagem colaborativa e centrada no ser humano para resolver problemas complexos, focada na compreensão profunda das pessoas usuárias e na criação de soluções inovadoras. O design thinking envolve etapas como empatia, definição, ideação, prototipagem e testes, permitindo que equipes multidisciplinares desenvolvam produtos, serviços ou processos que atendam efetivamente às necessidades das pessoas usuárias.

Digitalização

Digitalização é o processo de converter documentos físicos em arquivos digitais por meio de scanners ou dispositivos semelhantes. Essa prática permite o armazenamento eletrônico, facilita o acesso remoto e reduz a dependência de espaços físicos para arquivamento. Além disso, a digitalização muitas vezes é acompanhada por tecnologias como OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que possibilitam a busca por texto dentro dos documentos digitalizados.

Documento de Conteúdo

Um documento de conteúdo é uma visão unificada do conteúdo de um projeto. Seu objetivo é ajudar todos os participantes de um projeto (redatores, stakeholders, desenvolvedores etc) a colaborar e implementar o conteúdo de um determinado recurso. Os elementos mais comuns de um documento de conteúdo são telas/visuais do produto, a redação e quaisquer comentários e explicações.

E

Emojeria

Termo adaptado para explicar o uso, ou não, de emojis nas mensagens e microtextos.

Emoji

Emoji é uma palavra derivada da junção dos seguintes termos em japonês: e + moji. Os emojis são ideogramas e smileys usados em mensagens digitais e páginas web.

Empatia

Empatia é a prática de entender as necessidades, desejos e emoções das pessoas usuárias para criar uma experiência mais humanizada e alinhada com suas expectativas.

Engajamento

Engajamento mede o nível de interação de um público com conteúdos, produtos ou marcas. Em redes sociais, inclui curtidas, comentários e compartilhamentos; em sites, pode ser o tempo de navegação ou cliques. É uma métrica importante para avaliar a relevância e o impacto de campanhas e conteúdos.

Entidade

Entidades são dados específicos dentro de uma pergunta ou instrução, como datas, locais ou nomes, que ajudam o chatbot a entender o contexto da interação. Por exemplo, em “reservar uma mesa para dois amanhã”, “amanhã” é uma entidade de data e “para dois” é uma entidade de quantidade. Com a identificação de entidades, o chatbot consegue personalizar respostas e executar ações com maior precisão.

Equipe de desenvolvimento

Corresponde a uma das três principais funções no Scrum. A equipe de desenvolvimento é responsável pelo realização do sprint, atuando nas tarefas de cada história para a conclusão dos trabalhos.

Erro 404

Página exibida quando a pessoa usuária tenta acessar uma página que não existe ou foi removida de um site, indicando que o endereço solicitado não pode ser encontrado no servidor. É uma página que pode ter um tom bem-humorado e deve oferecer alternativas de navegação para a pessoa usuária.

Escaneabilidade

Escaneabilidade (Scanability) é a facilidade com que as pessoas usuárias podem percorrer rapidamente um conteúdo em busca das informações mais relevantes, usando títulos, subtítulos, imagens e listas.

Escrita conversacional

Linguagem nascida com o texto digital que une a correção gramatical da linguagem escrita com a informalidade e o tom coloquial dada linguagem oral. O principal motivo para utilizar a escrita conversacional no UX Writing é fazer com que a comunicação entre a interface e a pessoa que está interagindo com o site ou aplicativo seja mais humana.

Leia no blog:

Escrita conversacional é puro UX Writing

Espaço em branco

A área ao redor do texto ou outros elementos de design que são deixados em branco. O uso eficaz de espaço em branco pode tornar o conteúdo ao redor mais fácil de analisar e entender. O espaço em branco não significa necessariamente que é realmente um espaço de fundo branco. Pode ser de qualquer cor, textura ou padrão.

Especismo

O especismo é uma forma de discriminação contra quem não pertence a uma determinada espécie. Similar ao racismo, o sexismo e outros tipos de preconceito, o especismo se utiliza de argumentos sem base científica ou moral para validar a exploração e subjugamento de uma espécie sobre outra. Pode ocorrer na linguagem.

Espectro de Tom

Espectro de Tom é o conjunto de variações no estilo e na intensidade da comunicação de uma marca, ajustado para diferentes contextos e públicos. O espectro de tom define como a voz de uma marca pode ser adaptada — mantendo sua essência — para transmitir formalidade, entusiasmo, urgência, entre outros sentimentos, conforme a situação. Essa flexibilidade no tom permite que a comunicação seja sempre relevante, consistente e adequada às expectativas da pessoa usuária.

Estratégia de conteúdo

A estratégia de conteúdo (Content Strategy) define as estratégias e métodos para orientar a criação, entrega e governança de conteúdo. Ela é responsável pela definição dos objetivos e tipos de conteúdos, além de definições de voz e tom, públicos, canais de distribuição, mensagens, tópicos, classificação e manutenção dos diferentes conteúdos de uma empresa.

Leia no blog:

O poder da Estratégia de Conteúdo em tempos de excesso de informação

Estrutura Semântica

Estrutura semântica é o framework que define o significado e o contexto dos termos em uma taxonomia. Ela é importante para ajudar as pessoas usuárias a encontrar informações com base em relevância e significado.

F

Facetas

Facetas são atributos ou filtros usados para refinar resultados de busca ou navegação. Diferente de categorias fixas, elas permitem que as pessoas usuárias combinem critérios, como cor, preço ou tamanho, para encontrar exatamente o que procuram.

Fallback (Resposta Padrão)

Fallback é a resposta padrão que o chatbot oferece quando não consegue compreender a intenção da pessoa usuária. Esse tipo de resposta é projetado para redirecionar ou encorajar a pessoa usuária a reformular a pergunta, além de manter a conversa fluindo de forma educada e sem frustrações. Um exemplo de fallback seria: “Desculpe, não entendi. Pode reformular a pergunta?”

Feedback

Feedback são respostas ou orientações fornecidas para a pessoa usuária após uma ação, como uma confirmação de sucesso ou uma mensagem de erro.

Fidelidade do wireframe

Fidelidade é o nível de acabamento (base em design visual) que um conjunto de designs apresenta. Os designs são frequentemente chamados de “baixa fidelidade” ou “alta fidelidade”, o que significa que são uma aproximação aproximada (baixa) ou muito próximos da versão de lançamento final (alta). Geralmente os textos aumentam a fidelidade.

Filtros de busca

Ferramentas que permitem a pessoa usuária refinar os resultados de pesquisa com base em critérios específicos, como categoria, preço, data ou relevância, ajudando a encontrar rapidamente o que busca.

Fluxo de Conversa

Fluxo de Conversa é um roteiro que define como o diálogo entre a pessoa usuária e o sistema (como chatbots ou assistentes virtuais) deve ocorrer, com base nas intenções da pessoa usuária.

Fluxos

São esquemas visuais para ilustrar o funcionamento de um sistema em que a pessoa usuária transita pelas etapas de uma tarefa. Para o trabalho de UX Writing, a criação de um fluxo completo da conversa permite pensar o diálogo como uma sequência coerente, utilizar melhor as palavras, evitando repetição, dosar o humor, eliminar pontos de fricção e promover uma melhor experiência entre o ambiente digital e o usuário.

Leia no blog:

Fluxos são os roteiros do UX Writing

Fluxos e Cenários em Produtos Digitais

Folksonomia

Folksonomia é uma estrutura informacional criada de forma colaborativa pelas pessoas usuárias de um sistema. Usada em plataformas como redes sociais, ela se baseia em tags ou palavras-chave fornecidas pelas pessoas usuárias para classificar conteúdos.

Formulário

Formulário é um conjunto estruturado de campos interativos em uma interface digital onde as pessoas usuárias podem inserir informações. Utilizado para coletar dados de maneira organizada, o formulário permite que as pessoas usuárias realizem ações como cadastros, envios de mensagens, login, etc. Os formulários precisam ser claros e concisos para facilitar o preenchimento, proporcionando uma experiência fluida e eficiente.

Funil de vendas

O funil de vendas é um modelo que representa as etapas do processo de compra de um cliente, desde o primeiro contato com a marca até a conclusão da venda, com o objetivo de nutrir e converter leads em clientes fiéis.

G

Gatilho Mental

Gatilhos Mentais são estratégias psicológicas usadas para influenciar o comportamento e as decisões das pessoas usuárias, baseadas em estímulos que acionam respostas automáticas. No UX Writing, os gatilhos mentais são utilizados para criar urgência, confiança ou desejo, ajudando a motivar ações como compras, inscrições ou cliques, ao explorar fatores emocionais e cognitivos do público.

GED (Gestão Eletrônica de Documentos)

GED é um sistema que organiza, armazena e permite o gerenciamento eletrônico de documentos digitais. Ele inclui funcionalidades como digitalização, indexação, pesquisa e versionamento, além de controles de acesso para proteger a integridade e a confidencialidade da informação. O GED é fundamental para empresas que buscam otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência na gestão de informações.

Gestão Documental

Gestão Documental é o conjunto de práticas e processos voltados à administração eficiente do ciclo de vida de documentos em uma organização. Isso inclui a criação, recebimento, armazenamento, organização, recuperação, distribuição, uso e descarte de documentos, sejam eles físicos ou digitais. O objetivo é garantir que a informação esteja acessível, segura e organizada, facilitando a tomada de decisões e o cumprimento de requisitos legais. Ferramentas de gestão documental, como sistemas de GED (Gestão Eletrônica de Documentos), auxiliam nesse processo ao automatizar tarefas e reduzir erros.

Governança

A governança é um instrumento essencial para garantir o bom gerenciamento de conteúdo e de um ambiente digital. Compete a governança dar clareza e orientações quanto aos papéis dos atores envolvidos, responsabilidades e fluxos estratégicos e operacionais.

Growth Hacking

Growth Hacking é uma abordagem focada em experimentação rápida e criativa para acelerar o crescimento de um produto ou serviço. Envolve testar estratégias inovadoras em marketing, vendas e produto, geralmente utilizando dados e análises para encontrar soluções de baixo custo e alto impacto.

Guia de Redação e Estilo

Um Guia de Redação e Estilo (também chamado de Content Style Guide  ou simplesmente Guia de Estilo) é um documento que define as diretrizes e regras para a criação e apresentação de conteúdo de uma marca ou produto. Ele busca garantir consistência e clareza na comunicação, estabelecendo normas para aspectos como tom de voz, linguagem, vocabulário, formatação, pontuação e outros elementos de estilo. Um guia de estilo pode incluir instruções sobre como tratar a linguagem inclusiva, como usar termos específicos relacionados ao produto ou serviço, e até mesmo orientações sobre como escrever para diferentes plataformas ou audiências. Ele é essencial para assegurar que todos os textos e materiais produzidos pela equipe de comunicação ou de UX Writing estejam alinhados com a identidade da marca e ofereçam uma experiência coesa para a pessoa usuária. Além disso, ele pode ajudar a melhorar a usabilidade e a acessibilidade, promovendo um conteúdo mais claro e eficiente para o público.

H

Handoff para humano

O handoff para humano é o processo pelo qual o atendimento de um chatbot é transferido para um agente humano. Esse recurso é ativado quando o chatbot identifica que a questão é complexa demais ou quando a pessoa usuária expressa a necessidade de falar com uma pessoa. A transferência é feita de forma automática e integrada para garantir continuidade e consistência na experiência de atendimento.

Heurística

Heurística é um conjunto de diretrizes reconhecidas e empiricamente validadas para a análise de interfaces. Numa análise heurística, buscamos identificar violações destas diretrizes como problemas de navegação, feedback inadequado, falta de consistência ou qualquer outra questão que possa prejudicar a experiência do usuário.

Hierarquia

Hierarquia refere-se à organização de informações em diferentes níveis, do mais geral ao mais específico. Esse modelo ajuda as pessoas usuárias a entenderem o relacionamento entre os conteúdos e facilita a navegação em sites ou sistemas complexos.

Hierarquia de informação

A disposição de palavras e elementos de design em um layout para que as informações e ações mais importantes sejam enfatizadas e fáceis de perceber sobre os elementos menores. A hierarquia de informações pode ser influenciada pela alteração, por exemplo, do contraste, escala e equilíbrio dos elementos.

Histórias

São itens do product backlog que representam parte do produto a ser implementado. As histórias devem conter uma descrição detalhada daquilo que deve ser efetivamente concluído.

I

IA – Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) visa criar máquinas e softwares que podem imitar a capacidade humana de aprender com a experiência e se adaptar a novas situações. É um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e algoritmos capazes de realizar tarefas que, normalmente, exigiriam inteligência humana. Essas tarefas incluem aprendizado, raciocínio, reconhecimento de padrões, resolução de problemas e interação natural com humanos.

IA Conversacional

IA Conversacional é a aplicação da inteligência artificial em sistemas que possibilitam uma comunicação natural entre pessoas e dispositivos digitais. Utilizando tecnologias como NLP e machine learning, ela capacita chatbots e assistentes virtuais a compreender intenções e sentimentos na fala ou texto das pessoas usuárias, facilitando uma experiência mais intuitiva e humana. IA conversacional é amplamente usada em suporte ao cliente, vendas e assistentes de voz.

IA Geral (AGI – Artificial General Intelligence)

A Inteligência Artificial Geral (AGI) é um conceito de IA que busca replicar a capacidade humana de aprender, compreender e resolver problemas em uma variedade de contextos. Ao contrário da IA restrita (ANI), que é projetada para tarefas específicas (como jogar xadrez ou recomendar filmes), a AGI teria a capacidade de realizar qualquer tarefa cognitiva que um ser humano pode, com um nível de flexibilidade e adaptabilidade semelhantes. A AGI ainda é um objetivo distante e está em um estágio de pesquisa.

IA Restrita (ANI – Artificial Narrow Intelligence)

A Inteligência Artificial Restrita (ANI) é a forma de inteligência artificial que existe atualmente. Ela se refere a sistemas que são projetados e treinados para realizar tarefas específicas, como reconhecimento de voz, recomendações de produtos ou diagnósticos médicos. Embora esses sistemas possam ser altamente eficazes em suas funções, eles não possuem a capacidade de aprender e executar tarefas fora de sua área especializada.

Ideação

Ideação é o processo criativo de geração, desenvolvimento e refinamento de ideias para solucionar problemas ou melhorar produtos e serviços. Na etapa de ideação, equipes de criação de produtos utilizam técnicas como brainstorming e mapas mentais para explorar diferentes abordagens e inovações, promovendo a colaboração e o pensamento divergente. Esse processo é fundamental no design thinking e na criação de soluções centradas no usuário.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma abordagem centrada em atrair, engajar e encantar clientes por meio de conteúdo relevante e valioso. Em vez de interromper a pessoa usuária com anúncios, essa estratégia usa ferramentas como blogs, e-books e SEO para construir relacionamentos duradouros, gerando leads de forma orgânica e econômica.

Indexação

Indexação é o processo de organizar e registrar informações em um sistema para facilitar sua localização e recuperação. No contexto de interfaces digitais, como sites, mecanismos de busca ou bancos de dados, a indexação cria um “mapa” dos conteúdos disponíveis, associando-os a palavras-chave, categorias ou outros metadados relevantes.

Intenção

Intenção é o propósito ou objetivo de uma pergunta ou comando que o usuário faz para um chatbot. Identificar corretamente a intenção é essencial para que o chatbot ofereça uma resposta útil. Por exemplo, em uma pergunta sobre “pedir um reembolso”, o sistema identifica “reembolso” como a intenção e direciona a resposta para esse tópico específico, atendendo a expectativa da pessoa usuária.

Interaction Flow

Interaction Flow é uma representação visual ou diagramática da sequência de interações que a pessoa usuária tem com um sistema ou produto digital. Em UX, os *interaction flows* ajudam a mapear o caminho que a pessoa usuária percorre durante uma tarefa, detalhando como ela interage com cada elemento da interface, com o objetivo de otimizar a usabilidade e garantir uma experiência fluida e intuitiva.

Interface

Interface é o ponto de interação entre uma pessoa e um sistema, projetada para facilitar a comunicação e o uso de funções e recursos. Em design de UX, uma interface bem elaborada organiza elementos visuais e de navegação de forma intuitiva, permitindo que a pessoa usuária realize suas tarefas de forma eficaz e satisfatória, seja em um site, aplicativo ou sistema operacional.

Interface de usuário de voz (VUI)

As interfaces de voz do usuário permitem que o usuário interaja com sistemas de computador por meio de comandos de voz ou fala. Siri, Google Assistant e Alexa são exemplos de VUIs.

Internacionalização

A prática de projetar e desenvolver um produto de modo que possa ser facilmente localizado em muitos países e idiomas diferentes.

J

Jargão

Jargões são os termos técnicos ou específicos de um determinado campo que podem ser difíceis de entender para pessoas fora desse contexto. No UX Writing evitamos o uso de jargões para manter a clareza da informação.

Jornada do Usuário (Journey Map)

O mapa de jornada do usuário é representação visual da experiência do usuário ao interagir com um produto ou serviço. Ele nos ajuda a entender o processo pelo qual um usuário passa para cumprir seu objetivo e os diferentes estágios pelos quais deve passar.

K

KPI (Key Performance Indicator)

KPIs são métricas usadas para avaliar o desempenho de uma estratégia em relação a objetivos específicos. Em marketing digital, podem incluir engajamento, ROI ou taxa de conversão. Eles ajudam equipes a monitorar o progresso e ajustar esforços conforme necessário.

L

Landing Page

São páginas com foco em oferta, seja um produto ou promoção, paga ou gratuita. É uma página de conversão e por isso conta com poucos elementos e ausência de menus de navegação. São ótimas para a geração de leads. Facilitam a captura de informações de clientes em potencial, podem segmentar ofertas e gerar valor para os usuários.

Lead

Um lead é uma pessoa que demonstrou interesse em um produto ou serviço, geralmente fornecendo informações de contato em troca de conteúdo ou acesso a ofertas. Leads são fundamentais no funil de vendas, pois representam oportunidades de conversão. Uma boa estratégia de marketing digital identifica, segmenta e nutre leads para avançá-los ao longo da jornada de compra.

Lead Scoring

Lead Scoring é um sistema que atribui pontuações a leads com base em critérios como comportamento online, perfil demográfico e interação com campanhas. Ele ajuda equipes de marketing e vendas a priorizarem os leads mais propensos a se tornarem clientes, otimizando o uso de recursos e aumentando as taxas de conversão.

Legibilidade (Readability)

Legibilidade refere-se à facilidade com que o texto pode ser lido, compreendido e processado pelo leitor. Esse conceito vai além da simples clareza das palavras e envolve a estrutura do texto, o uso de um vocabulário acessível, o comprimento das frases e o layout do conteúdo. Uma boa legibilidade garante que o usuário consiga absorver as informações rapidamente e sem esforço, o que é essencial para uma experiência de usuário eficaz, especialmente em interfaces digitais.

Localização

O processo de conversão do idioma e de outros componentes de uma interface de usuário para que sejam apropriados e intuitivos para culturas diferentes daquela para a qual a interface foi originalmente criada. Isso é mais do que apenas tradução, mas também mudanças em idiomas, moedas, datas e horas e outros aspectos da experiência do usuário, às vezes até alterando recursos para serem localmente apropriados.

M

Machine Learning (Aprendizado de Máquina)

Machine Learning, ou aprendizado de máquina, é uma área da inteligência artificial que permite que sistemas aprendam e tomem decisões com base em dados, sem serem explicitamente programados para cada tarefa. Através de algoritmos e modelos matemáticos, o machine learning analisa padrões e tendências em grandes conjuntos de dados, ajustando-se com o tempo para fazer previsões ou classificar informações.

Em interfaces digitais, como sites, aplicativos e chatbots, o machine learning pode personalizar a experiência da pessoa usuária, oferecer recomendações, aprimorar a busca e prever comportamentos futuros. Um chatbot, por exemplo, pode usar machine learning para aprimorar suas respostas com o tempo, entender melhor a intenção da pessoa usuária e oferecer interações mais naturais. Em e-commerces, machine learning facilita recomendações de produtos e otimiza a jornada do cliente. Essa tecnologia está na base de muitos sistemas modernos, ampliando a capacidade de criar experiências digitais mais inteligentes, eficazes e personalizadas.

Leia também Aprendizado de máquina

Mapa do site

O mapa do site é uma representação estrutural de todas as páginas e seções de um site, organizada de forma hierárquica. Ele serve como uma visão geral da arquitetura de informações de um site, facilitando a navegação para os usuários e também ajudando os motores de busca a indexar o conteúdo corretamente. Em um contexto de UX Writing, o mapa do site pode ser útil para garantir que a comunicação e a navegação sejam claras, permitindo que os visitantes encontrem facilmente o que procuram. Além disso, ele pode ser usado como uma ferramenta para otimizar a experiência do usuário, garantindo que a estrutura do conteúdo seja intuitiva e que as páginas mais importantes sejam acessíveis rapidamente. O mapa do site pode ser apresentado em dois formatos: como uma página interativa, onde as pessoas usuárias podem clicar e acessar as seções, ou como um arquivo XML, utilizado pelos motores de busca para facilitar a indexação das páginas.

Leia também: Arquitetura da Informação

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Arquitetura de informação: da caixinha ao contexto

Mapeamento de conteúdo

Levantamento que se faz do conteúdo para se estruturar uma arquitetura da informação ou preparar a modelagem de conteúdo (aplicação da tabela de voz).

Maquete (ou Mockup)

Um mockup é uma versão mais refinada de um design de interface. Ao contrário de um wireframe, uma maquete mostra como um produto vai ficar e inclui elementos de design visual, como cores, tipografia e imagens.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo envolve a criação e distribuição de materiais valiosos, como artigos, vídeos e infográficos, com o objetivo de atrair e engajar um público-alvo. Essa estratégia se baseia em educar ou entreter as pessoas usuárias, estabelecendo autoridade e confiança para incentivar conversões ao longo do tempo.

Marketing de Influência

Marketing de Influência utiliza criadores de conteúdo com grande audiência para promover produtos ou serviços. Influenciadores estabelecem conexões com seus seguidores, permitindo uma comunicação autêntica e impactante. Essa estratégia é especialmente eficaz para construir confiança e aumentar a visibilidade de marcas.

Marketing Viral

Marketing Viral busca criar conteúdos impactantes e compartilháveis que se espalham rapidamente entre as pessoas usuárias, geralmente por meio de redes sociais. Ele gera alta visibilidade em pouco tempo, aumentando o alcance e o reconhecimento da marca de forma exponencial.

Material Design

Material Design é um sistema de design desenvolvido pelo Google que oferece diretrizes para criar interfaces visuais e experiências de usuário consistentes e intuitivas. Lançado em 2014, o Material Design é inspirado em objetos físicos e como eles interagem com luz e movimento, utilizando princípios de física como sombras, profundidade e camadas para dar uma sensação de realismo digital.

Mensagem de erro

Uma mensagem exibida quando ocorre um problema na interação como um e-mail digitado errado, uma informação que falta ser preenchida, etc. As melhores mensagens de erro explicam, de forma clara e objetiva, o que aconteceu e orientam a pessoa usuária sobre como resolver o problema ou retomar o processo.

Leia no blog:

Sucesso e erro no UX Writing

Mensagem de sucesso

A mensagem de sucesso é o texto exibido para a pessoa usuária após a conclusão bem-sucedida de uma ação, como envio de formulário ou realização de compra, confirmando que a tarefa foi realizada corretamente. As mensagens de sucesso podem ser usadas para indicar os próximos passos, sejam eles obrigatórios ou não e também cuidar do relacionamento, já que pode ser usada para estreitar os laços emocionais da marca com o cliente.

Leia no blog:

Sucesso e erro no UX Writing

Metadados

Metadados são informações adicionais que descrevem e fornecem contexto sobre outros dados, facilitando sua compreensão e gerenciamento. Esses dados sobre dados incluem detalhes como data, autor, formato e são essenciais para a organização e uso eficiente das informações. São como uma “ficha” que descrevem as unidades informacionais (documentos, posts, textos, fotos, etc).

Leia no blog:

Web semântica: modelagem de conteúdo e metadados

Métricas de desempenho

Métricas de desempenho são indicadores quantitativos e qualitativos que avaliam a eficácia de uma interface digital — seja um chatbot, site, aplicativo ou outra plataforma interativa. Elas revelam o quanto uma interface está atendendo às expectativas dos usuários e os objetivos de negócio. Em um chatbot, por exemplo, as métricas podem incluir a precisão das respostas, tempo de resposta e taxa de retenção dos usuários. Para sites, a taxa de conversão, tempo médio de navegação e taxa de rejeição são comuns, enquanto em aplicativos, métricas como tempo de uso, retenção de usuários e número de sessões diárias são analisadas.

Essas métricas permitem que as equipes de produto e UX identifiquem pontos fortes e áreas para melhoria, orientando decisões sobre ajustes, novas funcionalidades e otimização contínua para oferecer uma experiência mais satisfatória e alinhada às necessidades dos usuários.

Microinteração

Microinterações são os momentos únicos de uma funcionalidade que desempenham uma única função. São fundamentais para a boa experiência da pessoa usuária, tornando-a mais intuitiva e eficiente. Essas interações são geralmente focadas em tarefas específicas e podem envolver elementos como botões, ícones, animações e feedbacks textuais, visuais ou sonoros.

Microtexto (Microcopy)

Microtexto é uma forma de texto curto usado em interfaces digitais para orientar e facilitar a navegação da pessoa usuária. É usado em botões, mensagens de sucesso e de erro, instruções, confirmações e notificações, entre outras aplicações. O microtexto busca eliminar dúvidas e guiar a pessoa usuária nas ações que ela precisa realizar. O foco é na clareza e na simplicidade da mensagem.

Leia no blog:

UX Writing e a complexa busca pela simplicidade

Modelagem de Conteúdo

A modelagem de conteúdo envolve estruturar informações de forma lógica (arquitetura da informação) e eficaz em sistemas, websites ou aplicativos. Isso inclui definir hierarquias, categorias e relações para facilitar a navegação e interação dos usuários, por meio de templates promove uma experiência mais intuitiva.

Modelo mental

Modelo mental é a representação interna que uma pessoa cria sobre como algo funciona com base em experiências anteriores e conhecimentos prévios. No design, compreender os modelos mentais ajuda a criar interfaces intuitivas, que alinham as expectativas da pessoa usuária com a funcionalidade real do sistema ou produto.

MVP (Produto Mínimo Viável)

O MVP, sigla em inglês para Minimum Viable Product, é uma versão inicial de um produto, desenvolvida com o conjunto mínimo de recursos essenciais para ser lançado no mercado. A ideia é disponibilizar o produto de forma rápida, permitindo que o projeto avance e que feedbacks reais das pessoas usuárias sejam coletados. Com base nesse feedback, o produto é aprimorado e expandido ao longo do tempo, de forma alinhada às necessidades das pessoas usuárias e objetivos do negócio.

N

Newsletter

Newsletter é a comunicação enviada regularmente por e-mail para um grupo de assinantes, contendo atualizações, notícias, promoções ou conteúdos relevantes de um site, empresa ou serviço. É uma ferramenta essencial para o e-mail marketing, pois servem para criar e estimular o relacionamento da empresa com seus clientes. São perfeitas para as fases de meio e fundo do Funil de Vendas, pois permitem uma comunicação mais direcionada com os clientes. As newsletters têm baixo custo operacional e permitem a segmentação das mensagens e o monitoramento preciso dos resultados

Notificação Push

Uma notificação push é uma mensagem enviada diretamente para a pessoa usuária de um aplicativo para lembrar, alertar ou incentivar uma ação, utilizando o sistema de notificações do dispositivo (e não a interface do próprio app). É uma forma eficiente de manter o contato com a pessoa usuária mesmo quando ela não está usando o aplicativo, promovendo interações rápidas e relevantes. Importante lembrar que estas notificações devem ser permitidas pela pessoa usuária.

O

Ontologia

Ontologia é um modelo mais complexo de organização que define não apenas os termos, mas também os relacionamentos entre eles. Ela é frequentemente usada em sistemas que lidam com grandes volumes de dados interconectados, como inteligência artificial.

Outbound Marketing

Outbound Marketing é uma estratégia tradicional que busca alcançar o público por meio de ações proativas, como anúncios, e-mails promocionais e chamadas diretas. Diferente do Inbound, ele não depende do interesse inicial do cliente, sendo útil para alcançar grandes audiências rapidamente, mas com menor personalização.

P

Padrões de Design

Padrões de Design são diretrizes que definem a aparência e o comportamento de componentes de interface para garantir consistência e familiaridade para a pessoa usuária.

Palavra-chave

Uma palavra ou termo significativo associado a um tópico ou tema específico. É usado para representar ou identificar conteúdo dentro de textos, documentos, bancos de dados, ou na web. As palavras-chave são empregadas para facilitar a busca e recuperação de informações relevantes, tornando a categorização e organização mais eficientes e adequadas ao que pensa o usuário.

Persona

Persona é um personagem baseado em comportamentos reais que representa o cliente ideal da empresa. É quem você quer atrair e fidelizar como cliente. A persona sintetiza as principais características dos clientes e permite aprofundar o conhecimento sobre o público, usar o tom de voz ideal para cada comunicação da empresa, definir os canais de comunicação mais eficientes e otimizar a experiência da pessoa usuária no site.

Personalização

Uma abordagem ao design de interação que tenta personalizar a experiência do usuário para cada cliente com base nas informações sobre o cliente e o contexto atual.

Pirâmide invertida

Pirâmide invertida é uma estrutura de organização de conteúdo que apresenta a informação mais importante logo no início e vai detalhando em seguida, em ordem decrescente de relevância. Muito usada no UX Writing e em jornalismo, a pirâmide invertida facilita a leitura e permite que a pessoa usuária compreenda rapidamente a mensagem principal, ideal para conteúdos online e interfaces digitais.

Placeholder

Placeholders são os microtextos dentro dos campos de um formulário. Eles normalmente desaparecem quando a pessoa usuária começa a digitar. O objetivo de um placeholder é orientar a pessoa usuária sobre a informação que deve ser digitada, servindo como complemento do label.

Plano de Classificação

O Plano de Classificação é um documento que organiza e estrutura as informações de uma instituição em categorias e subcategorias, de forma lógica e sistemática. Ele serve como guia para a classificação documental, facilitando a identificação, recuperação e aplicação de políticas de retenção. É uma ferramenta essencial para o controle do ciclo de vida dos documentos.

Pontos de Dor

Pontos de dor são dificuldades ou problemas que as pessoas usuárias enfrentam em diferentes momentos ao interagir com um serviço, produto ou interface digital. Identificar esses pontos ajuda a aprimorar a experiência da pessoa usuária, eliminando barreiras e facilitando o uso.

Preconceito linguístico

Preconceito linguístico é a discriminação baseada nas variações de linguagem, como sotaques, dialetos ou gírias, muitas vezes associadas a grupos sociais, regiões ou etnias específicas. No UX Writing, evitar o preconceito linguístico é essencial para criar conteúdos inclusivos e acessíveis, respeitando a diversidade linguística dos usuários.

Preservação Digital

Preservação Digital é o conjunto de ações e estratégias destinadas a garantir que documentos digitais permaneçam acessíveis e utilizáveis ao longo do tempo, independentemente de mudanças tecnológicas ou degradação dos meios de armazenamento. Isso inclui práticas como migração de formatos, backups regulares e uso de formatos abertos e padronizados.

Prevenção de erros

A prevenção de erros é um princípio de design de produto e conteúdo que busca fornecer proativamente aos usuários o contexto e as informações de que precisam para evitar problemas ou tomadas de decisão desinformadas que podem levar a erros.

Princípio da Cooperação

O Princípio da Cooperação foi criado pelo filósofo da linguagem Paul Grice no início dos anos 1970. É uma teoria da comunicação que propõe que, em uma conversa, os participantes seguem regras implícitas de cooperação para facilitar o entendimento. Essas regras são organizadas em quatro máximas: quantidade (informação suficiente), qualidade (informação verdadeira), relevância (informação pertinente) e modo (clareza na comunicação).

Processamento de Linguagem Natural (NLP)

Processamento de Linguagem Natural (NLP) é uma tecnologia de IA que permite que os sistemas digitais compreendam, interpretem e respondam à linguagem humana. Ao decodificar expressões em texto ou voz, o NLP identifica padrões, intenções e entidades, possibilitando ao chatbot responder com clareza e precisão. É uma peça essencial para criar chatbots que compreendam nuances e respondam de forma mais “humana” às interações.

Product backlog

Lista de itens ou histórias que precisam ser implementados para a criação do produto desejado ou para o desenvolvimento do projeto dentro de um Squad.

Product Owner – PO

Product Owner é a pessoa responsável pelo gerenciamento do product backlog, definindo e priorizando as funcionalidades e atividades essenciais para o desenvolvimento do produto. Ela organiza essas necessidades em forma de histórias, garantindo que o time tenha uma visão clara das prioridades e objetivos do projeto, alinhados às expectativas dos stakeholders e às necessidades das pessoas usuárias.

Prompt

Um prompt é uma instrução, pergunta ou frase inicial dada a um sistema de inteligência artificial, orientando-o a produzir uma resposta relevante. Ele serve como guia para que o sistema gere textos, imagens ou outros conteúdos, conforme solicitado pela pessoa usuária.

Protótipo

Um protótipo é um modelo de um produto ou recurso que simula a experiência do usuário em vários graus de fidelidade (protótipos de baixo nível e protótipos de alto nível). É usado principalmente para testar a usabilidade com usuários-alvo. Os protótipos podem ser criados no software de design. A diferença entre um protótipo e o produto final é que a interface geralmente não está vinculada aos sistemas de plataformas tecnológicas.

Q

Quadro de tarefas (Kambam)

Recurso usado para apresentar o trabalho que deve ser implementado pela equipe de desenvolvimento. A divisão mais comum desse quadro se dá como uma matriz de 3 colunas, com tarefas a fazer, tarefas em andamento e tarefas concluídas.

R

Redes Neurais

As redes neurais são sistemas computacionais inspirados no funcionamento do cérebro humano, compostos por camadas de nós (neurônios artificiais) interconectados. Elas são usadas em tarefas complexas como reconhecimento de padrões, visão computacional e tradução automática. Cada “neurônio” em uma rede neural processa uma parte dos dados, e as conexões entre eles têm “pesos” que são ajustados durante o treinamento para melhorar a precisão do modelo. Redes neurais profundas, ou “deep learning”, consistem em várias camadas e são muito eficazes para lidar com grandes volumes de dados e resolver problemas como o reconhecimento de voz e imagem.

Regionalismo

Regionalismo é o termo ou expressão característica de uma região, refletindo suas particularidades culturais e linguísticas. No UX Writing, o uso de regionalismos pode ajudar a criar proximidade com o público local, mas exige cuidado para garantir compreensão universal quando o produto é destinado a uma audiência mais ampla.

Remarketing

Remarketing é uma técnica que exibe anúncios personalizados para pessoas usuárias que interagiram anteriormente com um site ou aplicativo, mas não concluíram uma conversão. Ele utiliza cookies para rastrear o comportamento e trazer potenciais clientes de volta, aumentando as chances de vendas.

Repositório Digital

Um Repositório Digital é um sistema de armazenamento projetado para coletar, organizar, gerenciar e preservar documentos digitais. Ele fornece acesso controlado a esses documentos e frequentemente inclui recursos como indexação, pesquisa avançada e versionamento. Repositórios digitais são usados em diversas áreas, como educação, saúde e gestão pública.

Responsivo

Característica de um design ou interface que se ajusta automaticamente ao tamanho e à resolução da tela do dispositivo, proporcionando uma experiência de uso otimizada em diferentes plataformas, como desktops, tablets e smartphones.

Reunião de revisão

Realizada ao final de cada sprint, a reunião de revisão tem como objetivo apresentar ao Product Owner aquilo que foi realizado no sprint pela equipe de desenvolvimento.

Reunião diária (Daily)

Como o nome já indica, é uma reunião realizada diariamente, de preferência no início da manhã ou ao final do dia, quando todos os participantes ficam de pé com o objetivo de comunicar o andamento dos trabalhos, deixando a evolução transparente para todos da equipe de desenvolvimento.

Reunião retrospectiva

Realizada após a reunião de revisão, a retrospectiva consiste em levantar tanto os pontos positivos como os negativos do sprint e, ao final da discussão, ter como resultado uma lista de ações para melhorar o processo como um todo.

Reuniões de planejamento

A reunião realizada no início dos trabalhos com o objetivo de definir o que deverá ser entregue no sprint ou posterior à reunião de planejamento 1, a reunião de planejamento 2 tem o intuito de definir como a equipe realizará o trabalho para conseguir finalizar o que foi planejado.

ROI (Return on Investment)

ROI mede o retorno financeiro obtido em relação ao investimento feito em uma campanha ou projeto de marketing. Ele é calculado pela fórmula: (Receita Gerada – Custo) ÷ Custo. Esse indicador é essencial para avaliar a eficiência e o sucesso das estratégias de marketing, ajudando na alocação de recursos.

Rótulo (tag)

Rótulos são palavras ou frases usadas para identificar e descrever conteúdos em uma interface digital. Eles precisam ser claros, consistentes e alinhados com a linguagem das pessoas usuárias para facilitar a navegação e a busca.

S

Scrum

Scrum é uma metodologia ágil voltada para o gerenciamento e planejamento de projetos, baseada em ciclos de trabalho curtos e iterativos, chamados sprints. Focado na colaboração e adaptação contínua, o Scrum permite que sejam feitos ajustes rápidos e alinhamento constante com as metas do projeto.

Scrum Master

Scrum Master é um dos três principais papéis exercidos no Scrum. O Scrum Master atua ao mesmo tempo como um facilitador da equipe de desenvolvimento e um auxiliar do Product Owner, ajudando na manutenção do product backlog.

Segurança da Informação

Segurança da Informação no contexto de gestão documental refere-se às práticas que garantem a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos documentos e dados gerenciados por um sistema. Isso inclui o controle de acesso, criptografia, auditorias e backup. A segurança é essencial para proteger informações sensíveis e assegurar a conformidade com regulamentações legais.

SEM (Search Engine Marketing)

SEM é uma estratégia de marketing digital que utiliza anúncios pagos em motores de busca para aumentar a visibilidade de um site. Ele permite segmentar palavras-chave específicas para atrair visitantes com alto potencial de conversão. O SEM combina esforços de otimização para mecanismos de busca (SEO) com publicidade paga (como o Google Ads), sendo ideal para gerar tráfego rápido e mensurável.

Semântica

Semântica é o estudo dos significados das palavras e expressões em um determinado contexto. No design e UX Writing, a semântica é fundamental para garantir que o conteúdo seja claro, compreensível e que as palavras escolhidas transmitam o sentido desejado de forma precisa, melhorando a comunicação com a pessoa usuária.

SEO (Search Engine Optimization)

SEO é um conjunto de práticas e estratégias utilizadas para melhorar a visibilidade e a classificação de um site nos resultados de mecanismos de busca, como o Google. O objetivo primário do SEO é aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego orgânico (não pago) direcionado a um site ou conteúdo.

Leia no blog:

O que é taxonomia e por que é importante para SEO

Sistema de Gestão Documental

Um Sistema de Gestão Documental é uma plataforma tecnológica que auxilia na organização e gerenciamento de documentos, tanto físicos quanto digitais. Ele oferece funcionalidades como digitalização, indexação, pesquisa, versionamento, controle de acesso e aplicação de políticas de retenção. Esses sistemas ajudam organizações a otimizar fluxos de trabalho, reduzir custos e melhorar o acesso à informação.

Social Proof (Prova Social)

Prova Social refere-se ao impacto das opiniões, ações ou recomendações de outras pessoas na percepção de uma marca ou produto. Exemplos incluem depoimentos de clientes, avaliações online e números de seguidores, que aumentam a confiança e incentivam novas conversões.

Sprint

O sprint representa um ciclo de trabalho no Scrum, que pode ser de 2, 3 ou 4 semanas (timebox dos sprints). E vale ressaltar que os sprints devem ter sempre a mesma duração.

Sprint backlog

O sprint backlog consiste na lista de histórias selecionadas para ser trabalhada em um sprint, de acordo com a velocidade da equipe de desenvolvimento.

Stakeholder

Stakeholder é qualquer pessoa ou organização (física ou jurídica) que tenha interesse, influência ou envolvimento direto ou indireto em um projeto. Eles podem afetar ou ser afetados pelo produto ou resultado final do projeto, e suas necessidades e expectativas devem ser consideradas ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento.

Storyboard

Um storyboard é um esboço de um cenário, que é a visão dos designers de como será a aparência de um design. Geralmente contém os principais pontos de evento em como os usuários usam e interagem com um design, produto ou serviço.

T

Tabela de voz

Uma Tabela de Voz é uma ferramenta que organiza os princípios estratégicos de comunicação de um produto em colunas. Para cada princípio, ela detalha os seis aspectos essenciais da voz: conceitos, vocabulário, verbosidade, gramática, pontuação e uso de letras maiúsculas. Essa tabela ajuda a garantir consistência e alinhamento na forma como o produto se comunica com os usuários. Ela facilita a adaptação da comunicação do produto para diferentes canais e equipes, promovendo uma experiência mais fluida e um entendimento mais eficaz por parte das pessoas usuárias. A Tabela de Voz pode ser usada em conteúdos como microtextos, mensagens de erro, notificações e demais aplicações do UX Writing.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é a porcentagem de pessoas que realizam uma ação desejada em um produto ou site, como completar uma compra, preencher um formulário ou se inscrever em um serviço. Essa métrica é importante para avaliar a eficácia de estratégias de marketing, design de interface e a experiência do usuário.

Taxonomia

A taxonomia é uma estrutura informacional, a principio hierárquica, ou ao menos relacional, que apresenta os termos que as pessoas usuárias usam para se referir às coisas (substantivos). São usadas para estruturar áreas de conheciment que podem ser produtos, empresas, instituições, bens culturais, entre outros. Numa interface, a taxonomia é de vital importância para a organização e classificação do conteúdo digital.

Leia no blog:

Taxonomia: fácil para leigos

UX Writing: taxonomia e linguagem conversacional

Taxonomia de Conteúdo

Taxonomia de conteúdo organiza informações para melhorar a busca, o armazenamento e a recuperação de dados. Usada em sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), ela facilita a identificação e classificação de recursos como textos, imagens e vídeos.

Taxonomia Navegacional

A taxonomia navegacional é a estrutura usada para guiar as pessoas usuárias dentro de um site. Ela agrupa conteúdos de forma lógica, criando caminhos claros e intuitivos que ajudam os visitantes a alcançarem seus objetivos rapidamente.

Leia no blog:

Renovando seu portal com taxonomia navegacional

Technical Writing

Technical Writing é a forma de escrita voltada para a criação de conteúdos claros e precisos que explicam informações técnicas complexas de forma acessível. Usado em manuais, guias, documentação de produtos e instruções, o technical writing ajuda as pessoas a entender e utilizar produtos, sistemas ou processos com eficiência, facilitando a comunicação entre especialistas e o público geral.

Tempo de resposta

Tempo de resposta é o período que o sistema leva para responder a pessoa usuária após receber uma consulta. Em UX, é importante que esse tempo seja o mais curto possível, proporcionando uma sensação de fluidez na interação. Uma resposta rápida contribui para uma experiência satisfatória, enquanto atrasos podem causar frustração e desengajamento.

Termos Ambíguos

Termos ambíguos são palavras ou expressões que podem ter mais de um significado ou interpretação. Uma boa taxonomia minimiza a ambiguidade, ajudando os usuários a encontrar o que procuram sem confusão.

Tesauros

Dicionários controlados que organizam termos em hierarquias, indicando relações de sinonímia, antonímia e hierarquia conceitual. Tesauros são ferramentas valiosas para melhorar a precisão na recuperação de informações e promover a consistência na utilização de termos.

Teste A/B

Um método de teste de alternativas em interfaces de usuário, geralmente incluindo alternativas de redação, para medir como elas se comparam ao alcance de metas específicas do produto quando apresentadas aos clientes. Quando mais de 2 alternativas estão sendo testadas, isso às vezes é chamado de “teste A / B / n” ou “teste multivariado”. Os melhores testes A/B refletem tanto sobre o que é medido quanto sobre quais são as alternativas.

Teste de Conversação

O teste de conversação é o processo de avaliar como o chatbot responde a diferentes tipos de interações. Esse teste verifica a clareza das respostas, a precisão na compreensão de intenções e o fluxo natural das conversas. É essencial para garantir que o chatbot oferece uma experiência amigável e eficiente, ajustando respostas com base nas interações reais das pessoas usuárias.

Teste de Guerrilha

Teste de Guerrilha é um método rápido e informal de teste de usabilidade, onde o design ou protótipo é apresentado a pessoas em ambientes não controlados, como recepções de empresas ou espaços públicos. O objetivo do teste de guerrilha é coletar feedback imediato sobre a usabilidade e eficiência do produto sem grandes investimentos de tempo ou recursos, ajudando a identificar problemas e ajustar a experiência do usuário em estágios iniciais de desenvolvimento.

Teste de Usabilidade

Os testes de usabilidade são feitos por pesquisadores de UX, observando os usuários interagindo com um projeto/produto para aprender sobre os problemas que os usuários podem encontrar na utilização desta interface.

Tooltip

Elemento de interface gráfica que fornece informações adicionais quando uma pessoa usuária coloca o cursor sobre um ícone ou outro elemento interativo. A informação extra é exibida em uma pequena caixa de texto que aparece próximo ao cursor, fornecendo explicações, dicas ou detalhes sobre a função ou significado do elemento em questão. São úteis quando o espaço na interface é limitado.

Treinamento de Modelo

O treinamento de um modelo é o processo pelo qual um algoritmo aprende a partir de dados. Durante o treinamento, o modelo ajusta seus parâmetros internos (como os pesos em uma rede neural) para minimizar o erro nas previsões ou classificações. O treinamento envolve alimentar o modelo com um conjunto de dados de entrada e suas respectivas saídas esperadas, permitindo que o algoritmo aprenda padrões e relações a partir desses dados.

U

Usabilidade

Usabilidade refere-se à facilidade com que as pessoas usuárias conseguem interagir com um ambiente digital, permitindo que seus objetivos sejam alcançados de forma intuitiva e satisfatória. Os princípios de usabilidade geralmente incluem facilidade de aprendizado, eficiência de uso, memorabilidade, prevenção de erros, satisfação do usuário e acessibilidade.

User Story

Uma “user story” (história de usuário) é uma técnica utilizada para descrever uma funcionalidade ou uma parte de um sistema do ponto de vista da pessoa usuária. Ele ajuda a entender e comunicar as necessidades e expectativas dos usuários em um formato simples e compreensível. São usadas em metodologias ágeis, como o Scrum e o Kanban e normalmente tem o seguinte formato: “Como [tipo de usuário], eu quero [realizar algo] para [atingir um objetivo específico].”

UX – User Experience

UX – User Experience é a experiência total de uma pessoa ao interagir com um produto, serviço ou sistema, abrangendo aspectos como facilidade de uso, funcionalidade e satisfação. O UX considera cada ponto de contato, desde a interface e navegação até o atendimento e suporte, com o objetivo de criar experiências significativas e agradáveis que atendam às necessidades das pessoas usuárias e impulsionem os objetivos da empresa.

UX Discovery

UX Discovery é a etapa inicial no desenvolvimento de um produto digital focada em explorar e entender as necessidades, expectativas e problemas dos usuários, bem como os objetivos de negócio. Durante o UX Discovery, a equipe realiza pesquisas, entrevistas e análises de mercado para reunir insights que guiam o design e garantem que o produto final seja relevante, útil e orientado ao usuário.

UX Writing

UX Writing cria a conversa entre o ambiente digital e o público. Esta conversa deve ser a mais natural possível, pensada a partir de um fluxo pré-determinado e de acordo com o tom e a voz da marca. O principal objetivo do UX Writing é proporcionar ao usuário a melhor experiência possível.

Leia no blog:

UX Writing é a arte de construir diálogos

V

Validação de formulário

A validação do formulário é importante para evitar que as informações fornecidas pelo usuário fiquem incompletas ou formatadas incorretamente. A validação do formulário pode ser feita no front-end e / ou back-end de um aplicativo de software, que terá requisitos para o formato das informações que pode aceitar e ler ou usar. Exemplo: todos os endereços de e-mail devem ter o formato “algo@algo.algo”.

Verbosidade

As palavras dentro de uma experiência não podem atrapalhar o caminho das pessoas. Usar poucas palavras onde muitas palavras são esperadas pode impedir uma pessoa de avançar tanto quanto usar muitas palavras onde poucas palavras são esperadas. Isso é para estabelecer o tamanho do conteúdo que precisamos.

Visão Computacional

Visão Computacional é uma área da inteligência artificial que permite que computadores interpretem e compreendam imagens e vídeos, de maneira semelhante à percepção visual humana. Usando algoritmos de aprendizado de máquina, os sistemas de visão computacional podem realizar tarefas como reconhecimento facial, identificação de objetos, segmentação de imagens e até diagnóstico médico a partir de imagens. Ela é amplamente utilizada em setores como segurança, saúde e automação.

Vocabulário Controlado

Vocabulário Controlado é um conjunto de termos pré-definidos e padronizados e usados corporativamente para categorizar e organizar informações de forma consistente. Essa abordagem facilita a recuperação de dados e conteúdos e promove a precisão na busca e indexação.

Leia no blog:

Vocabulário Controlado: definição, relevância e tipos

UX Writing: do controle de vocabulário ao Vocabulário Controlado

Voz ativa

Voz ativa dia respeito a estrutura de frase em que o sujeito realiza a ação, tornando a comunicação mais direta, clara e dinâmica. No UX Writing, usar a voz ativa facilita o entendimento da pessoa usuária, pois deixa as instruções mais objetivas e aumenta a eficiência da mensagem.

Voz e tom

A voz é a personalidade do seu produto. Uma boa voz, como uma pessoa confiável, é consistente e reconhecível. Contraste a voz com o tom, que é sobre emoção: o tom varia com o contexto, mas nunca se afasta de uma voz consistente. Eles podem ser orientativos, simpáticos ou apenas tentar ser úteis com eficiência, mas com uma voz sempre reconhecível. O maior desafio para a consistência é que muitas pessoas em uma organização podem escrever conteúdo, mas usam estratégias e vozes diferentes. Uma estratégia de conteúdo e um guia de estilo claros que incluem diretrizes de voz e tom podem ajudar a criar uma voz consistente.

W

Webwriting

Webwriting é a arte de escrever textos que serão lidos nas telas dos dispositivos eletrônicos. Estamos falando de conteúdo denso como textos de artigos, notícias, relatórios, posts de um blog, etc. A preocupação não é com a experiência do usuário como no UX Writing, mas em redigir e formatar um texto para ser lido num ambiente digital.

Wireflow

Wireflow é a combinação de wireframes e fluxos de navegação, representando tanto o layout das telas quanto a sequência de interação do usuário em um sistema. No design de UX, wireflows ajudam a visualizar como o usuário navegará entre as telas, sendo especialmente úteis para ilustrar processos complexos e mapear as possíveis jornadas dentro de um produto digital.

Wireframe

Um wireframe é um esboço inicial de como uma interface poderia se parecer e como ela poderia funcionar, é uma representação de baixa fidelidade. Semelhante a uma planta baixa de um edifício, um wireframe mostra as partes principais do conteúdo como formas abstratas com pouco ou nenhum design visual.

Workflow

Workflow é a sequência de etapas ou processos que descrevem como as tarefas são realizadas em um trabalho. No contexto de governança, são usados para detalhar como acontece o fluxo de trabalho de uma equipe, definindo etapas, papeis e pontos de decisão.