Quando acordamos pela manhã, quase que imediatamente ficamos imersos em uma avalanche de conteúdo: posts, notificações, memes, notícias, vídeos, áudios e tudo mais que aparece nas diversas telas ao nosso redor. Consumimos muito mais informação em um único dia do que nossos avós consumiam em meses ou até anos. E, nesse mar de conteúdos de todos os tipos, o que podemos fazer para que o nosso se destaque e capture a atenção de quem realmente importa?
Ganha um doce quem pensou numa boa Estratégia de Conteúdo. Como Karen McGrane afirma em *Content Strategy for Mobile*, a ideia é simples: pensar no conteúdo antes da plataforma. Primeiro, é preciso entender o que é realmente importante para nossa marca e para nosso público. Somente depois decidimos como este conteúdo será criado e onde será distribuído – seja em um site, blog, redes sociais, aplicativo de mensagem, totem de atendimento, etc.
Mas afinal, o que é Estratégia de Conteúdo, ou Content Strategy, em inglês?
Estratégia é sobre direção e propósito. É um planejamento que vai definir como cada parte do conteúdo contribui para os objetivos de negócios e ao mesmo tempo atende às necessidades do público.
Quando falamos de conteúdo, estamos falando de tudo: textos, imagens, vídeos, áudios, infográficos, etc. É o que as pessoas veem, leem, aprendem ou experimentam ao interagir com o conteúdo. É por meio dele que se estabelece o diálogo entre a plataforma e a pessoa usuária.
O conteúdo relevante para a experiência da pessoa usuária, que realmente cumpre sua função, não é aquele que preenche espaços, mas o que informa, engaja e é facilmente encontrado. E, para que funcione de forma eficaz, ele precisa estar alinhado a uma estratégia central, com adaptações para temas, canais e personas específicas.
Por último mas não menos importante, uma boa estratégia também leva em conta o ciclo de vida do conteúdo: desde sua criação até o momento em que ele deixa de ser relevante e precisa ser retirado de circulação, arquivado ou mesmo excluído.
Conteúdo com propósito
O velho clichê do “menos é mais” é importante na hora de estabelecer uma estratégia de conteúdo. Quando falamos em fazer menos, mas melhor, queremos dizer que cada parte do conteúdo precisa ter um propósito claro e importante no universo de conteúdos criados para a empresa. Ele deve ser útil tanto para a pessoa usuária quanto para a marca, guiando a comunicação e orientando as experiências dos clientes.
Uma boa estratégia de conteúdo especifica:
– Quem será responsável pela criação, medição e manutenção das informações.
– Onde e como o conteúdo será melhor aproveitado (formatos, canais, estilo, tom, etc.).
– Como ele será estruturado para ser facilmente localizado e contextualizado.
– Como ele será publicado e como se encaixará na experiência geral da plataforma.
A estratégia de conteúdo não é sobre criar mais e mais conteúdos, mas sim sobre fazer o necessário, da forma certa, e no momento certo. O foco está em ser relevante, útil e eficiente, garantindo que o conteúdo trabalhe a favor da experiência da pessoa usuária e dos objetivos de negócio.
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