Albert Einstein
Criação do Portal Academia Digital do Einstein – Melhorando a Experiência Educacional
O Instituto Educacional Albert Einstein estava determinado a aprimorar a experiência educacional para seus alunos e educadores. Com o objetivo de organizar e tornar mais acessíveis seus conteúdos e recursos educacionais, o Einstein buscou a Feed Consultoria para um projeto abrangente de criação do Portal Academia Einstein. Esse projeto envolveu a aplicação de várias atividades, resultando em melhorias substanciais na estrutura do portal e na experiência do usuário.
Desafio
O desafio estava em redefinir a arquitetura de informação do Portal Academia Einstein, tornando-o mais intuitivo e eficiente. O Instituto precisava organizar seus vastos recursos educacionais e disponibilizá-los de forma acessível e organizada. Além disso, era crucial estabelecer metadados estruturais, criar instrumentos de classificação de conteúdo e definir a plataforma tecnológica adequada.
Metodologia
O projeto envolveu várias etapas fundamentais:
1. Perfil de Metadados Estruturais:
- Levantamento de metadados existentes.
- Avaliação da necessidade de criação de um perfil de metadados exclusivo.
- Definição dos campos de metadados a serem aplicados aos ambientes de repositórios e objetos informacionais.
2. Instrumento de Classificação de Conteúdo:
- Criação de um Guia de Classificação de Conteúdo, incluindo metodologia, fluxo e procedimentos operacionais.
- Definição do fluxo de indexação e procedimentos para a gestão da taxonomia definida.
3. Definição da Plataforma Tecnológica:
- Análise de até quatro tecnologias para armazenar e gerenciar os conteúdos do portal.
- Utilização de benchmarking para avaliar as tecnologias.
- Entrega de um relatório contendo a análise e a tecnologia recomendada.
Resultados
A implementação das atividades resultou em melhorias significativas:
- Estruturação eficaz: O Portal Academia Einstein obteve uma nova arquitetura de informação, tornando a navegação mais fácil e intuitiva.
- Melhoria da experiência do usuário: Os recursos educacionais tornaram-se mais acessíveis e organizados, beneficiando alunos e educadores.
- Padronização de metadados: A padronização dos metadados facilitou o processo de busca e navegação nas interfaces.
- Classificação de conteúdo: A criação de um Guia de Classificação de Conteúdo simplificou a classificação de recursos educacionais.
- Tecnologia ideal: A análise das tecnologias resultou na seleção da plataforma tecnológica mais adequada para atender às necessidades do Instituto.
Governança do Projeto
O projeto contou com a liderança da Feed Consultoria e o envolvimento da equipe do Instituto Educacional Albert Einstein, garantindo o alinhamento e a execução das atividades planejadas.
Conclusão
O projeto de transformação do Portal Academia Einstein foi um sucesso, melhorando substancialmente a experiência educacional para alunos e educadores. A aplicação das atividades de metadados, classificação de conteúdo, e a escolha da plataforma tecnológica ideal contribuíram significativamente para alcançar os objetivos do Instituto Educacional Albert Einstein na promoção da educação de qualidade. Este case destaca como uma abordagem estruturada e consultoria especializada podem transformar a acessibilidade e organização de recursos educacionais em um ambiente digital.
Conheça a Academia Digital do Eisntein
Transformação da Taxonomia e Estruturação de Objetos Educacionais na Área de Ensino do Einstein
O Instituto Educacional Albert Einstein, uma das instituições de ensino mais renomadas do país, enfrentou o desafio de aprimorar a organização e a acessibilidade de seus conteúdos educacionais. Com uma vasta quantidade de informações, cursos e materiais didáticos disponíveis, era essencial criar uma estrutura de classificação e navegação mais eficaz para melhorar a experiência de seus alunos e educadores. Para enfrentar esse desafio, o Einstein buscou a expertise da Feed Consultoria, uma empresa especializada em consultoria em informações e taxonomia.
Desafio
O principal desafio do projeto era redefinir a taxonomia navegacional da área de Cursos Einstein, tornando-a mais intuitiva e eficiente para os usuários. Além disso, era necessário observar os metadados estruturais e considerar a possível migração e controle de qualidade dos conteúdos para a nova estrutura organizacional. O objetivo era criar uma estrutura que facilitasse a organização, busca e acesso aos objetos educacionais, tornando o processo mais amigável e eficaz.
Metodologia
A Feed Consultoria aplicou uma metodologia abrangente, dividida em três etapas fundamentais:
1. Levantamento e Aprofundamento de Informações:
- Imersão na área educacional do Einstein.
- Revisão de artefatos, metadados e fluxos informacionais.
- Entrevistas e levantamento de documentos.
- Identificação de terminologia adotada.
- Reunião de briefing para definição da estrutura.
- Organização da espinha dorsal (Matriz Conceitual).
- Identificação dos Termos Gerais (TGs).
- Teste de Classificação.
- Validação por especialistas.
2. Co-criação e Mapa Mental a partir do Card Sorting:
- Realização do Card Sorting com o envolvimento do board executivo e convidados.
- Definição de temas de classificação e navegação.
- Criação do Mapa de Taxonomia com áreas de conteúdo determinadas e formas de navegação alternativas.
3. Definições Estratégicas:
- Definição de posicionamento (Brasão) e estratégias de conteúdo.
- Criação de personas.
- Análise heurística e análise de benchmarking.
- Estratégia de navegação.
- Mapeamento e levantamento de roadmap de conteúdo.
- Criação do Mapa de Arquitetura de Informação.
- Criação de wireframes do novo portal.
- Desenvolvimento do protótipo.
Resultados
Com a implementação da nova taxonomia navegacional e a reestruturação dos objetos educacionais, o Instituto Educacional Albert Einstein obteve resultados significativos:
- Experiência do usuário aprimorada: A nova estrutura tornou a navegação mais intuitiva e eficiente, permitindo que alunos e educadores encontrem rapidamente os recursos educacionais desejados.
- Organização eficaz: A taxonomia melhorou a organização dos conteúdos, facilitando a oferta de cursos e materiais didáticos em uma estrutura lógica e intuitiva.
- Melhoria da acessibilidade: Os usuários podem agora acessar informações relevantes em poucos cliques, tornando a experiência de aprendizado mais fluente.
- Facilitação do processo de ensino: Educadores podem encontrar e utilizar recursos de ensino de forma mais eficaz, enriquecendo o processo de aprendizado.
< Volte para a capa do Portfolio