Albert Einstein

Criação do Portal Academia Digital do Einstein – Melhorando a Experiência Educacional

O Instituto Educacional Albert Einstein estava determinado a aprimorar a experiência educacional para seus alunos e educadores. Com o objetivo de organizar e tornar mais acessíveis seus conteúdos e recursos educacionais, o Einstein buscou a Feed Consultoria para um projeto abrangente de criação  do Portal Academia Einstein. Esse projeto envolveu a aplicação de várias atividades, resultando em melhorias substanciais na estrutura do portal e na experiência do usuário.

Desafio

O desafio estava em redefinir a arquitetura de informação do Portal Academia Einstein, tornando-o mais intuitivo e eficiente. O Instituto precisava organizar seus vastos recursos educacionais e disponibilizá-los de forma acessível e organizada. Além disso, era crucial estabelecer metadados estruturais, criar instrumentos de classificação de conteúdo e definir a plataforma tecnológica adequada.

Metodologia

O projeto envolveu várias etapas fundamentais:

1. Perfil de Metadados Estruturais:

  • Levantamento de metadados existentes.
  • Avaliação da necessidade de criação de um perfil de metadados exclusivo.
  • Definição dos campos de metadados a serem aplicados aos ambientes de repositórios e objetos informacionais.

2. Instrumento de Classificação de Conteúdo:

  • Criação de um Guia de Classificação de Conteúdo, incluindo metodologia, fluxo e procedimentos operacionais.
  • Definição do fluxo de indexação e procedimentos para a gestão da taxonomia definida.

3. Definição da Plataforma Tecnológica:

  • Análise de até quatro tecnologias para armazenar e gerenciar os conteúdos do portal.
  • Utilização de benchmarking para avaliar as tecnologias.
  • Entrega de um relatório contendo a análise e a tecnologia recomendada.

Resultados

A implementação das atividades resultou em melhorias significativas:

  • Estruturação eficaz: O Portal Academia Einstein obteve uma nova arquitetura de informação, tornando a navegação mais fácil e intuitiva.
  • Melhoria da experiência do usuário: Os recursos educacionais tornaram-se mais acessíveis e organizados, beneficiando alunos e educadores.
  • Padronização de metadados: A padronização dos metadados facilitou o processo de busca e navegação nas interfaces.
  • Classificação de conteúdo: A criação de um Guia de Classificação de Conteúdo simplificou a classificação de recursos educacionais.
  • Tecnologia ideal: A análise das tecnologias resultou na seleção da plataforma tecnológica mais adequada para atender às necessidades do Instituto.

Governança do Projeto

O projeto contou com a liderança da Feed Consultoria e o envolvimento da equipe do Instituto Educacional Albert Einstein, garantindo o alinhamento e a execução das atividades planejadas.

Conclusão

O projeto de transformação do Portal Academia Einstein foi um sucesso, melhorando substancialmente a experiência educacional para alunos e educadores. A aplicação das atividades de metadados, classificação de conteúdo, e a escolha da plataforma tecnológica ideal contribuíram significativamente para alcançar os objetivos do Instituto Educacional Albert Einstein na promoção da educação de qualidade. Este case destaca como uma abordagem estruturada e consultoria especializada podem transformar a acessibilidade e organização de recursos educacionais em um ambiente digital.

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Transformação da Taxonomia e Estruturação de Objetos Educacionais na Área de Ensino do Einstein

O Instituto Educacional Albert Einstein, uma das instituições de ensino mais renomadas do país, enfrentou o desafio de aprimorar a organização e a acessibilidade de seus conteúdos educacionais. Com uma vasta quantidade de informações, cursos e materiais didáticos disponíveis, era essencial criar uma estrutura de classificação e navegação mais eficaz para melhorar a experiência de seus alunos e educadores. Para enfrentar esse desafio, o Einstein buscou a expertise da Feed Consultoria, uma empresa especializada em consultoria em informações e taxonomia.

Desafio

O principal desafio do projeto era redefinir a taxonomia navegacional da área de Cursos Einstein, tornando-a mais intuitiva e eficiente para os usuários. Além disso, era necessário observar os metadados estruturais e considerar a possível migração e controle de qualidade dos conteúdos para a nova estrutura organizacional. O objetivo era criar uma estrutura que facilitasse a organização, busca e acesso aos objetos educacionais, tornando o processo mais amigável e eficaz.

Metodologia

A Feed Consultoria aplicou uma metodologia abrangente, dividida em três etapas fundamentais:

1. Levantamento e Aprofundamento de Informações:

  • Imersão na área educacional do Einstein.
  • Revisão de artefatos, metadados e fluxos informacionais.
  • Entrevistas e levantamento de documentos.
  • Identificação de terminologia adotada.
  • Reunião de briefing para definição da estrutura.
  • Organização da espinha dorsal (Matriz Conceitual).
  • Identificação dos Termos Gerais (TGs).
  • Teste de Classificação.
  • Validação por especialistas.

2. Co-criação e Mapa Mental a partir do Card Sorting:

  • Realização do Card Sorting com o envolvimento do board executivo e convidados.
  • Definição de temas de classificação e navegação.
  • Criação do Mapa de Taxonomia com áreas de conteúdo determinadas e formas de navegação alternativas.

3. Definições Estratégicas:

  • Definição de posicionamento (Brasão) e estratégias de conteúdo.
  • Criação de personas.
  • Análise heurística e análise de benchmarking.
  • Estratégia de navegação.
  • Mapeamento e levantamento de roadmap de conteúdo.
  • Criação do Mapa de Arquitetura de Informação.
  • Criação de wireframes do novo portal.
  • Desenvolvimento do protótipo.

Resultados

Com a implementação da nova taxonomia navegacional e a reestruturação dos objetos educacionais, o Instituto Educacional Albert Einstein obteve resultados significativos:

  • Experiência do usuário aprimorada: A nova estrutura tornou a navegação mais intuitiva e eficiente, permitindo que alunos e educadores encontrem rapidamente os recursos educacionais desejados.
  • Organização eficaz: A taxonomia melhorou a organização dos conteúdos, facilitando a oferta de cursos e materiais didáticos em uma estrutura lógica e intuitiva.
  • Melhoria da acessibilidade: Os usuários podem agora acessar informações relevantes em poucos cliques, tornando a experiência de aprendizado mais fluente.
  • Facilitação do processo de ensino: Educadores podem encontrar e utilizar recursos de ensino de forma mais eficaz, enriquecendo o processo de aprendizado.

 

Vamos conversar sobre suas necessidades? Envie um e-mail para contato@feedconsultoria.com.br

 

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