Gostamos muito de ver os times de UX registrarem o ano em atividades realizadas, como essa do time de Research do PicPay (um abraço galera! Bj Natasha) no Medium da Equipe. Aqui na Feed somos o Charlley e o Magerson e este ano contamos com nossos primeiros estagiários e a formação do Luciano Farias (que agora voa lá na Gerdau), do Bruno Luz (que agora só fala em Bot), e da Izabel Merlin (que agora está na biblioteca dos sonhos). Além disso, ampliamos nossa rede de parceiros, com muitos consultores que nos ajudaram a atender os empresários brasileiros via Sebrae, na solução UP Digital.
De um modo geral o cenário de conjuntura social e econômica nos levou a projetos que tiveram mais tempo para serem planejados, testados e lapidados, o que demandou muito de consultorias especializadas como a Feed. A correria foi tanta que é bom dar uma paradinha para rever os projetos que fizemos este ano e, claro, dar um alô às pessoas.
Partiu Retrospectiva de Consultoria em UX da Feed Consultoria em 2021:
Jooy, Evo e Alara Construtoras
Mas nem só de Arquitetura da Informação e Semântica vivem os ambientes. Tivemos a oportunidade de trabalhar produtos digitais de varejo de imóveis, com o site da Jooy, da EVO e da Alara Construtoras de Campo Grande/MS, num trabalho bem interessante de posicionamento, definição de voz e UX Writing aplicado na prática. O desenvolvimento e design visual ficou a cargo de cada empresa, porém toda estrutura de navegação e de interação foi definida por nós da Feed Consultoria. Quem fez a ponte do trabalho foi nossa parceira Laudelina Pereira, consultora de marketing e que coordenou as equipes. Muita pesquisa de comportamento de consumo e de realidade do mercado regional nesse desafio.
(esse é o link do site e não do produto que já vai ser lançado)
Sim, flertamos muito com o mercado fintech 🙂 Este trabalho foi muito bem organizado pelo pessoal da Provider, com a ajuda do Fabiano Passos e demais equipe junto ao cliente. Foi design de UX de cabo a rabo. Desde discovery até o look and feel. Criamos um produto especifico que está para ser lançado e vai ajudar as pessoas a organizar suas finanças para sairem do aperto. Tivemos ainda o apoio do Jader Vieira na UI, um parceiro muito importante e com bastante conhecimento técnico. A Feed tem essa oportunidade de ter envolvimento em diversas equipes (coisas de consultoria) e é ótimo fazer amigos junto com nossos projetos.
Sodexo (Área de RH)
Um trabalho muito importante que desenvolvemos junto com a Taking, nossa parceira tecnológica (um abraço para o Lourival e para a Tânia). Construímos um diagnóstico da situação dos serviço de RH e, a partir disso, desenhamos uma solução para atendimento (assistente virtual). A Alicia do RH foi um chatbot planejado, que surge com Voz, Tons, Vocabulário Controlado, Arquitetura de Informação, anti de sinônimos, personalidade e small talks definidos. O chatbot está em implantação e será de uso interno para os milhares de colaboradores da empresa que opera em rede.
Conselho Federal de Biblioteconomia, foi um projeto muito interessante, pois discutimos metadados com clientes! Isso é raro: ter clientes que entendem de metadados 🙂 E foi ótimo fazer isso com a participação do Antônio e do Cristian Brayner. O projeto foi muito interessante, pois fizemos 3 pesquisas com usuários, sendo uma com os stakeholders (conselheiros) e as demais com usuários finais. Da pesquisa ao refinamento semântico, trabalhamos a construção de uma taxonomia com a linguagem natural do usuário e a definição de indexação de conteúdo. Também fomos responsáveis pela Arquitetura da Informação e a criação dos wireframes. O projeto está em finalização de produção e entra no ar com a nova direção da autarquia que assume em janeiro de 21.
Novamente a iteração de um produto que planejamos (mas não produzimos), que foi lançado e logo atuamos para melhorar, com o apoio incondicional do Ebraim Andrade e do João Francisco Lobato, que cuidaram do Portal junto ao TDT (Think-Do-Thank do Jatobás). Um MVP já deve subir com um backlog de prioridades e com uma orientação estratégica (bússola) que vão direcionar o crescimento orgânico do produto digital. Por ser orgânico, ele precisa ser alimentado, conduzido, lapidado e este ano pudemos melhorar a taxonomia dos objetos digitais do repositório de conhecimento. Além disso, a aplicação dos Temas de Conhecimento, que criamos para a estratégia de descrição, facilita o uso e o entendimento dos metadados por parte dos usuário e que foram elaborados a partir do modelo Dublin Core.
LGPD
Final de 2020 fomos provocados pelo George Bacart da Integrow a criarmos uma metodologia de UX aplicada a um projeto de LGPD. Isso foi possível e criamos a metodologia Feed-Grow onde é possível aplicar todas as alterações necessárias para atender a LGPD em até 8 semanas. Facilitamos o processo e conseguimos aplicar em diversos clientes de forma efetiva e, por motivos de privacidade de dados, não podemos citar aqui 🙂 A Feed não está mais aplicando, mas a Integrow ainda aplica a metodologia da forma que planejamos.
Ensino Einstein
Plataforma de Ensino Gratuito – Academia Digital Einstein
Trabalhamos em 2020 com todo o planejamento do ambiente (teve até card sorting à distância) e, a partir da definição de taxonomia, controle de vocabulário, estruturação de metadados e UX Writing definimos a primeira versão da plataforma de gestão de objetos de ensino. A Academia estreiou este ano e a equipe do Einstein, principalmente a Sandra e a Eletea estão de parabéns pelo resultado e o sucesso que é o projeto. E como MVP pode e deve ser melhorado, fizemos com a Micaeli, responsável pela UX neste produto do Einstein Ensino, um trabalho de afinamento e de nova estruturação das páginas. Um belo exemplo que um produto, depois de lançado, é um ente orgânico que evolui e melhora na linha de tempo.
Cliente X
Vamos chamar assim, por enquanto, esse projeto que fizemos para a Codecs. Somos consultores e nossas equipes variam, o que nos deixa bem felizes. Mas sobre esta parceria, sabe aquela coisa, deixa acontecer primeiro para depois falar? Só digo que esse projeto coordenado pelo Ike Moraes e pela Cristiane Bender vai ajudar muita gente, pois é um produto bem popular, Top of Mind, inclusive. Foi um dos nossos principais projetos de 2021 e assim que der, falamos mais!
Muito orgulho de refinarmos e aplicarmos o UP Digital de Marketing Digital, que foi um produto do Sebrae que ajudamos a elaborar em 2020. Em plena pandemia foi necessário criar uma solução educacional rápida de ser aplicada e que trouxesse resultado para o micro e pequeno empresário que precisou usar com mais eficiência os canais digitais. O UP Digital mescla conteúdo online em encontros coletivos com mentorias individuais com cada empresa. Em 2020 foi transformador em plena pandemia acompanhar a batalha dos pequenos empresários para mudar seus negócios e se entender nessa realidade. Em 2021 a batalha foi consolidar os serviços digitais e em 2022 tem mais! Conhece algum pequeno empresário que precisa ser orientado em relação ao marketing digital e branding? Indica o UP (é gratuito): https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/updigital
Gostamos de prática e de aplicar em diversos projetos e clientes nossa visão de UX Design e UX Writing, mas também adoramos uma teoria 🙂 Nosso curso de UX Writing foi o primeiro numa faculdade e este ano continuamos com nossa parceira com a ESPM para aplicar nossa solução educacional para profissionais da redação que querem migrar para a UX Writing.
Cursos de UX Writing
Em 2018 começamos a primeira versão do curso e em 2019 migramos para a ESPM. Nosso curso de onboarding, para profissionais que querem conhecer a área, aprimorar seus conhecimento do ponto de vista metodológico vão para o curso de Fundamentos que ocorre em fevereiro de 22 e já está confirmado! Depois podemos aprofundar o conhecimento em dois pontos que consideramos pilares do profissional de UX Writing (além da escrita, claro) a Arquitetura da Informação e a Interação.
Leu até agora? Você se interessa por UX 🙂 Um ótimo 2022 para quem tem diversos projetos e um só produto na mão. Importa lembrar da dopamina que ajudamos nosso usuário a liberar quando este consegue realizar uma tarefa numa interface ou num assistente virtual. Muita dopamina a todas pessoas usuárias em 22.