Retrospectiva de UX

Feed Consultoria e a Retrospectiva de projetos de UX 2021

Gostamos muito de ver os times de UX registrarem o ano em atividades realizadas, como essa do time de Research do PicPay (um abraço galera! Bj Natasha) no Medium da Equipe.  Aqui na Feed somos o Charlley e o Magerson e este ano contamos com nossos primeiros estagiários e a formação do Luciano Farias (que agora voa lá na Gerdau), do Bruno Luz (que agora só fala em Bot), e da Izabel Merlin (que agora está na biblioteca dos sonhos).  Além disso, ampliamos nossa rede de parceiros, com muitos consultores que nos ajudaram a atender os empresários brasileiros via Sebrae, na solução UP Digital.

De um modo geral o cenário de conjuntura social e econômica nos levou a projetos que tiveram mais tempo para serem planejados, testados e lapidados, o que demandou muito de consultorias especializadas como a Feed. A correria foi tanta que é bom dar uma paradinha para rever os projetos que fizemos este ano e, claro, dar um alô às pessoas.

Partiu Retrospectiva de Consultoria em UX da Feed Consultoria em 2021:

 

Jooy, Evo e Alara Construtoras 

Mas nem só de Arquitetura da Informação e Semântica vivem os ambientes. Tivemos a oportunidade de trabalhar produtos digitais de varejo de imóveis, com o site da Jooy, da EVO e da Alara Construtoras de Campo Grande/MS, num trabalho bem interessante de posicionamento, definição de voz e UX Writing aplicado na prática. O desenvolvimento e design visual ficou a cargo de cada empresa, porém toda estrutura de navegação e de interação foi definida por nós da Feed Consultoria. Quem fez a ponte do trabalho foi nossa parceira Laudelina Pereira, consultora de marketing e que coordenou as equipes. Muita pesquisa de comportamento de consumo e de realidade do mercado regional nesse desafio.

 

Plano Finanças Pessoais

(esse é o link do site e não do produto que já vai ser lançado)

Sim, flertamos muito com o mercado fintech 🙂 Este trabalho foi muito bem organizado pelo pessoal da Provider, com a ajuda do Fabiano Passos e demais equipe junto ao cliente. Foi design de UX de cabo a rabo. Desde discovery até o look and feel. Criamos um produto especifico que está para ser lançado e vai ajudar as pessoas a organizar suas finanças para sairem do aperto. Tivemos ainda o apoio do Jader Vieira na UI, um parceiro muito importante e com bastante conhecimento técnico. A Feed tem essa oportunidade de ter envolvimento em diversas equipes (coisas de consultoria) e é ótimo fazer amigos junto com nossos projetos.

 

Sodexo (Área de RH)

Um trabalho muito importante que desenvolvemos junto com a Taking, nossa parceira tecnológica (um abraço para o Lourival e para a Tânia). Construímos um diagnóstico da situação dos serviço de RH e, a partir disso, desenhamos uma solução para atendimento (assistente virtual). A Alicia do RH foi um chatbot planejado, que surge com Voz, Tons, Vocabulário Controlado, Arquitetura de Informação, anti de sinônimos, personalidade e small talks definidos. O chatbot está em implantação e será de uso interno para os milhares de colaboradores da empresa que opera em rede.

 

CFB

Conselho Federal de Biblioteconomia, foi um projeto muito interessante, pois discutimos metadados com clientes! Isso é raro: ter clientes que entendem de metadados 🙂 E foi ótimo fazer isso com a participação do Antônio e do Cristian Brayner. O projeto foi muito interessante, pois fizemos 3 pesquisas com usuários, sendo uma com os stakeholders (conselheiros) e as demais com usuários finais. Da pesquisa ao refinamento semântico, trabalhamos a construção de uma taxonomia com a linguagem natural do usuário e a definição de indexação de conteúdo. Também fomos responsáveis pela Arquitetura da Informação e a criação dos wireframes. O projeto está em finalização de produção e entra no ar com a nova direção da autarquia que assume em janeiro de 21.

 

Instituto Jatobás

Novamente a iteração de um produto que planejamos (mas não produzimos), que foi lançado e logo atuamos para melhorar, com o apoio incondicional do Ebraim Andrade e do João Francisco Lobato, que cuidaram do Portal junto ao TDT (Think-Do-Thank do Jatobás). Um MVP já deve subir com um backlog de prioridades e com uma orientação estratégica (bússola) que vão direcionar o crescimento orgânico do produto digital. Por ser orgânico, ele precisa ser alimentado, conduzido, lapidado e este ano pudemos melhorar a taxonomia dos objetos digitais do repositório de conhecimento. Além disso, a aplicação dos Temas de Conhecimento, que criamos para a estratégia de descrição, facilita o uso e o entendimento dos metadados por parte dos usuário e que foram elaborados a partir do modelo Dublin Core.

 

LGPD

Final de 2020 fomos provocados pelo George Bacart da Integrow a criarmos uma metodologia de UX aplicada a um projeto de LGPD. Isso foi possível e criamos a metodologia Feed-Grow onde é possível aplicar todas as alterações necessárias para atender a LGPD em até 8 semanas. Facilitamos o processo e conseguimos aplicar em diversos clientes de forma efetiva e, por motivos de privacidade de dados, não podemos citar aqui 🙂 A Feed não está mais aplicando, mas a Integrow ainda aplica a metodologia da forma que planejamos.

 

Ensino Einstein

Plataforma de Ensino Gratuito – Academia Digital Einstein

Trabalhamos em 2020 com todo o planejamento do ambiente (teve até card sorting à distância) e, a partir da definição de taxonomia, controle de vocabulário, estruturação de metadados e UX Writing definimos a primeira versão da plataforma de gestão de objetos de ensino. A Academia estreiou este ano e a equipe do Einstein, principalmente a Sandra e a Eletea estão de parabéns pelo resultado e o sucesso que é o projeto. E como MVP pode e deve ser melhorado, fizemos com a Micaeli, responsável pela UX neste produto do Einstein Ensino, um trabalho de afinamento e de nova estruturação das páginas. Um belo exemplo que um produto, depois de lançado, é um ente orgânico que evolui e melhora na linha de tempo.

 

Cliente X

Vamos chamar assim, por enquanto, esse projeto que fizemos para a  Codecs. Somos consultores e nossas equipes variam, o que nos deixa bem felizes. Mas sobre esta parceria, sabe aquela coisa, deixa acontecer primeiro para depois falar? Só digo que esse projeto coordenado pelo Ike Moraes e pela Cristiane Bender vai ajudar muita gente, pois é um produto bem popular, Top of Mind, inclusive. Foi um dos nossos principais projetos de 2021 e assim que der, falamos mais!

 

UP Digital do Sebrae 

Muito orgulho de refinarmos e aplicarmos o UP Digital de Marketing Digital, que foi um produto do Sebrae que ajudamos a elaborar em 2020. Em plena pandemia foi necessário criar uma solução educacional rápida de ser aplicada e que trouxesse resultado para o micro e pequeno empresário que precisou usar com mais eficiência os canais digitais. O UP Digital mescla conteúdo online em encontros coletivos com mentorias individuais com cada empresa. Em 2020 foi transformador em plena pandemia acompanhar a batalha dos pequenos empresários para mudar seus negócios e se entender nessa realidade. Em 2021 a batalha foi consolidar os serviços digitais e em 2022 tem mais! Conhece algum pequeno empresário que precisa ser orientado em relação ao marketing digital e branding? Indica o UP (é gratuito): https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/updigital

 

Gostamos de prática e de aplicar em diversos projetos e clientes nossa visão de UX Design e UX Writing, mas também adoramos uma teoria 🙂 Nosso curso de UX Writing foi o primeiro numa faculdade e este ano continuamos com nossa parceira com a ESPM para aplicar nossa solução educacional para profissionais da redação que querem migrar para a UX Writing.

Cursos de UX Writing

Em 2018 começamos a primeira versão do curso e em 2019 migramos para a ESPM. Nosso curso de onboarding, para profissionais que querem conhecer a área, aprimorar seus conhecimento do ponto de vista metodológico vão para o curso de Fundamentos que ocorre em fevereiro de 22 e já está confirmado! Depois podemos aprofundar o conhecimento em dois pontos que consideramos pilares do profissional de UX Writing (além da escrita, claro) a Arquitetura da Informação e a Interação.

Leu até agora? Você se interessa por UX 🙂 Um ótimo 2022 para quem tem diversos projetos e um só produto na mão. Importa lembrar da dopamina que ajudamos nosso usuário a liberar quando este consegue realizar uma tarefa numa interface ou num assistente virtual. Muita dopamina a todas pessoas usuárias em 22.

Tags:, , , ,