O que uma pessoa UX Writer realmente faz?

Quem trabalha com UX Writing é, além de ser profissional de texto, uma pessoa que deve estabelecer um diálogo acolhedor entre a plataforma e a pessoa usuária para que a experiência seja a melhor possível.

Consultor em UX Writing e Diretor da Feed Consultoria

As pessoas escritoras de UX criam o texto encontrada em um produto digital. Isso inclui o texto em botões, menus, mensagens de erro e muito mais. Chamamos esses pequenos pedaços de texto de microcopy, em alusão ao copy que no inglês significa redação (publicitária, na maioria das vezes) .

Em um sentido geral, os profissionais da escrita de UX tem a tarefa de entregar as mensagens do produto de uma forma em geral – tudo, desde páginas de produtos e e-mails, até o microcopy de botão e notificações push. Para fazer isso de forma eficaz, eles devem adquirir uma compreensão profunda e completa do usuário e, muitas vezes, acabam por realizar pesquisas de UX.

Muitos escritores de UX são redatores “da antiga” ou os novos redatores que saem da faculdade de comunicação. Mas enquanto o trabalho de um redator é ajudar a vender um produto, uma pessoa redatora de UX vai além. Elas devem acolher os usuários nas interfaces, criando experiências que melhoraram suas vidas diárias. Isso torna o trabalho da pessoa redatora de UX em guiar o usuário pela experiência digital de maneira intuitiva, construindo uma ponte entre as necessidades do usuário e os objetivos da empresa (olha a herança da Arquitetura da Informação aqui!).

Mas os escritores de UX não passam o dia inteiro escrevendo textos. Eles também ajudam a criar e manter a voz da marca no produto e garantem que todos os criadores de conteúdo da organização possam entender e usar facilmente essa voz. Para fazer isso, as pessoas escritoras de UX criam Manuais de Redação e Guias de Estilo de Conteúdo – um documento para toda a empresa descrevendo os princípios e diretrizes de redação os conteúdos dos produtos da empresa.

Finalmente, se antes com a Arquitetura de Informação éramos os Ombudsmann do usuário no ambiente digital, hoje as pessoas de UX Writing devem lutar por seus usuários. Portanto, sempre que um designer, dev ou gerente de produto sugerir algo que pode não ser claro para o usuário, a pessoa redatora de UX deve se levantar e dizer como esse recurso, tarefa ou projeto pode e deve ser comunicado com mais clareza e usando a voz da empresa na linguagem do usuário.

UX Writing

O texto deve guiar e proporcionar ao seu cliente uma experiência rica e envolvente com os ambientes digitais da sua empresa. Na Feed temos consultores experientes na criação de textos para interface, usando as boas práticas de UX Writing, Microcopy e Webwriting.
Saiba mais sobre UX Writing